Cirurgia plástica pós-bariátrica: conheça os tipos mais procurados

O emagrecimento seguido de uma harmonia corporal, são objetivos a serem alcançados, quando estamos acima do sobrepeso. Quando, apesar das tentativas de tratar a obesidade com exercícios físicos e uma dieta alimentar adequada, os resultados não forem muito animadores, a alternativa é recorrer à cirurgia bariátrica para proteger sua saúde e recuperar o peso saudável. Apesar do sucesso da cirurgia bariátrica, ficam ainda alguns pontos importantes a serem corrigidos, como por exemplo o excesso de pele. Como solução para a correção desses pontos, temos a cirurgia plástica pós bariátrica, com a qual você poderá alcançar um contorno harmonioso para o seu corpo.

Para ajudar você a melhorar sua autoestima e o seu relacionamento social com a retirada do excesso de pele provocado pelo seu emagrecimento, preparamos este post. Nele, você encontra os principais tipos de cirurgia plástica realizados para a remoção da pele e gordura excedentes. Então, boa leitura!

O que pode ocorrer após a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é também denominada cirurgia de redução do estômago. Ela é a alternativa para os casos em que a obesidade alcançou níveis elevados e as atividades físicas e as mudanças nos hábitos alimentares já não surtem mais efeito. Essa operação é uma escolha cujas consequências serão as de mudar os hábitos cotidianos e a de melhorar a qualidade de vida de quem se submete a ela.

Ocorre que, após a cirurgia, a pele e os tecidos perdem a elasticidade e a sustentação por alterações metabólicas, ocasionando grandes sobras de pele, o que pode acarretar doenças específicas da pele ou problemas psicológicos relacionados com a autoestima. Como consequência desse excesso temos:

  • a dobra do abdômen pode se estender abaixo da região pubiana e em muitos casos atinge a região das coxas;
  • a flacidez toma conta dos braços;
  • pode ocorrer uma queda acentuada das mamas e os mamilos apontarem para baixo;
  • a gordura das nádegas pode diminuir a tal ponto, que ficar sentado por um período mais longo, pode ser muito desconfortável.  
  • coxas também podem apresentar flacidez ou excesso de pele.

Quais são os tipos de cirurgia plástica pós-bariátrica?

A intervenção cirúrgica, após uma considerável perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que é aquele que sustenta a gordura e a pele. Além disso, efetua a remoção do excesso de gordura e da flacidez da pele. Ao final, seu corpo pode ter, um contorno suave e harmonioso. Conheça as plásticas mais procuradas por aqueles que fizeram uma cirurgia bariátrica:

Abdominoplastia

Com essa cirurgia plástica é retirada a pele em excesso e a gordura situada no abdômen. Além de promover a reabilitação da solidez muscular na região, elimina as estrias localizadas abaixo da cicatriz umbilical. A recuperação da abdominoplastia se dará de forma satisfatória, desde que, você obedeça as recomendações médicas.

Após o ato cirúrgico é recomendável repouso e uma postura mais curvada para ajudar na recuperação da cicatriz. O uso de uma cinta modeladora auxilia no ajuste do formato da barriga, deixando você mais confiante e confortável, para aqueles movimentos permitidos pelo seu médico no pós-operatório.

O retorno às atividades de rotina depende de cada  paciente. A maioria das pessoas retoma as atividades cotidianas depois de 3 a 4 semanas.

Cirurgia das mamas

Existem diversos procedimentos que podem ser realizados nas mamas. Para os pacientes pós-bariátricos, a mamoplastia pode ser feita de quatro formas:

  1. mastopexia: a cirurgia é conhecida por lifting da mama. O cirurgião ergue os seios, através da retirada da pele excedente;
  2. mastopexia com implante mamário: seria o levantamento das mamas com o uso de implante de silicone. Está relacionada com o excesso de flacidez e a falta de tecido dentro das mamas. Nestes casos, o implante de silicone dará mais firmeza a elas;
  3. mamoplastia redutora: nesta cirurgia, é retirado tanto o excesso de gordura e glândula mamária como o excesso de pele, obtendo-se uma proporcionalidade entre o tamanho de mama e o tórax da paciente;
  4. cirurgia de colocação de implante mamário: ela utiliza os implantes para propiciar ou recuperar o tamanho da mama, indicada nos casos em que a redução de volume foi ocasionada pela perda de peso.

Dermolipectomia crural

A dermolipectomia crural é uma cirurgia plástica cuja finalidade é retirar a pele flácida, em excesso, acumulada na região interna das coxas. Esse acúmulo é resultante da perda de peso acentuada. É realizada por meio de uma incisão na virilha ou uma incisão em forma de “T”.

banner clínica integrada de cirurgia plástica

O tempo de maturação da cicatriz é de 6 meses. Apenas depois que passar esse período é que o resultado final da cirurgia poderá ser observado de maneira mais precisa. Entretanto, já nos primeiros meses, é possível ver o resultado, mesmo que exista um inchaço no local.  

Lipoaspiração da cintura com enxerto de gordura na região glútea

A lipoaspiração, atualmente, não é apenas um procedimento que realiza a retirada de gordura de uma região específica do corpo. Ela também é uma remodeladora corporal.

Por meio da utilização da gordura extraída e tratada, é possível corrigir defeitos gerados pela atrofia gordurosa e executar uma modelagem mais agradável do corpo.

A lipoenxertia de glúteos é um procedimento em que a gordura pode ser aplicada na região glútea, aperfeiçoando o seu desenho e consertando irregularidades ou acrescentando volume.

Dermolipectomia braquial

Essa cirurgia plástica, também conhecida como lifting de braço, é indicada para eliminar o excesso de gordura localizada, flacidez ou pele da região do braço, especialmente na área do tríceps. Ela pode ser realizada com ou sem lipoaspiração do local. Dependendo de cada caso a cicatriz poderá se localizar na axila ou em forma de “T”.

Ritidoplastia

A ritidoplastia ou lifting facial consiste em um procedimento que retira a flacidez da pele em áreas como rosto e pescoço. Ela atenua as rugas e retira os excessos de pele, possibilitando o rejuvenescimento facial. A performance do procedimento e o seu sucesso está condicionado às características de cada paciente.

Torsoplastia

A indicação predominante da torsoplastia é para eliminar o acúmulo de gordura na parte inferior das costas, correlacionado à flacidez e ao excesso de pele. Essa técnica cirúrgica melhora o contorno da região dorso-lombar. Pode ser associada com uma lipoaspiração adicional na região dos flancos.

Mesmo com o seu emagrecimento, ainda é difícil se olhar no espelho, tomar sol e fazer outros programas, porque o contorno do seu corpo ainda não está harmonioso. A cirurgia plástica pós-bariátrica é um recurso para que você recupere a autoestima e o bem-estar. Todavia, independente da operação, lembre-se de que a sua decisão deve considerar a melhor alternativa para solucionar um problema de saúde ou se seu resultado trará benefícios. Uma orientação profissional é indispensável nesse momento.

Esperamos que o post tenha sido útil. Inscreva-se para receber mais conteúdos e informações sobre este e outros temas relacionados à cirurgia plástica!

 

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

0 Comentários

  1. Avatar
    Katiasays:

    A harmonia e aceitação comigo mesma em relação ao meu corpo, se deu sem dúvida nenhuma após ao último procedimento, de lipoenxertia glutea. Realizada num todo

  2. Muito bom saber sobre essas coisas pois estou prestes a passa por uma abdômenplastia, e gostaria também de fazer uma plástica no braços pois ficaram flácido e as explicações foram ótimas.

    • Dr. Lecy Marcondes
      Dr. Lecy Marcondessays:

      Voce também poderá receber sugestões e dicas através do site:www.plastica.com.br

  3. Avatar
    Diva christofolettisays:

    Informações importantes e necessárias, pois depois do emagrecimento surgem tantas dúvidas do que é cono fazer as correções que nos fazer ficar com vergonha do espelho.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Open chat