A pele é o maior órgão do corpo humano e necessita de cuidados especiais que requerem bastante atenção. Um deles é a limpeza de pele, um procedimento estético feito em clínicas de estética ou consultórios, que tem por objetivo remover impurezas e cravos da derme. O tratamento pode deixar a pessoa com o rosto mais higienizado, brilhante e bonito.
Existem diversos tipos de limpeza de pele, oferecendo diferentes soluções para quem necessita eliminar impurezas oriundas da poluição e outros agentes ambientais. Essa limpeza proporciona vários benefícios e o principal deles é a remoção das células mortas, o que facilita a penetração de cremes hidratantes, clareadores e detoxificantes.
Neste post, vamos apresentar 5 tipos de limpeza de pele, mostrando as características de cada um. Confira!
Quais são os tipos de limpeza de pele?
1. Esfoliação
A esfoliação é um procedimento por meio de uma mistura de substâncias com textura granular que são misturadas ao óleo ou creme e têm o objetivo de limpar, hidratar e promover a renovação celular da pele. O procedimento garante que a camada mais superficial, na qual são encontradas células mortas, seja removida.
Os resíduos são eliminados por meio da abrasão ou descamação da mistura em contato com a derme. A partir desse momento, a derme fica equilibrada, além de diminuir a aparência de manchas e marcas.
Existem diversos benefícios da esfoliação. Ela uniformiza e melhora a tonalidade, estimula a circulação do sangue, elimina a celulite, devolve à pele um aspecto saudável e elimina impurezas e toxinas.
O esfoliante é ideal para cada tipo de pele, seja normal, sensível, seca, mista ou oleosa. Entretanto, é muito importante consultar um especialista que poderá realizar o tratamento de maneira correta.
Caso a esfoliação seja feita em casa, a melhor maneira é realizar um movimento circular firme em todas as regiões do corpo. Em áreas como pescoço, colo, cotovelos, braços e joelhos, dê preferência aos grânulos maiores, que têm uma potência maior. Já no rosto, o ideal é escolher esfoliantes mais leves, já que é uma área sensível.
2. Extração
A extração é um tipo de limpeza de pele que pode durar cerca de 30 minutos — dependendo do estado da derme — e pode ser feita após a esfoliação. A pele é submetida a um vapor com ozônio, que abre os poros e propicia hidratação, o que facilita a drenagem das espinhas, cravos e miliuns (bolinhas amareladas que contêm sebo).
O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de aproximadamente 5 minutos. Apesar de o ozônio ser um gás com propriedades fungicidas e bactericidas, o excesso pode causar efeitos tóxicos quando inalado por um longo período. Após esse tempo, um vapor de água é aplicado por 10 minutos sobre a pele, que é coberta por uma camada fina de algodão embebido em creme hidratante.
Para retirar os miliuns e cravos, é necessário usar técnicas de manipulação corretas. Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional não aperta a pele diretamente, pois é utilizada uma gaze para realizar a extração. Isso auxilia na redução da dor e evita machucar a derme.
Já os miliuns são removidos por meio de uma microagulha, pois é preciso remover a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo de seu interior. O ideal é não extrair espinhas durante a limpeza de pele, porque deixa cicatrizes e gera inflamação.
A extração precisa ser realizada delicadamente e devagar, de maneira que o paciente sinta-se confortável. Para pessoas mais sensíveis a dor, um anestésico tópico pode ser usado previamente.
Depois que a extração é feita, é usado um aparelho de alta frequência para a cicatrizar e atuar como um anti-inflamatório sobre a pele que sofreu microlesão.
3. Peeling químico
O peeling químico é um tratamento muito indicado para pessoas que apresentam manchas na pele, excesso de oleosidade, poros aparentes e espinhas. O procedimento pode ser feito com vários ativos, como ácido salicílico, retinóico e glicólico, que removem as camadas superficiais da derme, para que possa se regenerar com uma aparência melhor.
Os principais benefícios que o peeling químico proporciona para a pele são:
atenua manchas e rugas;
diminui a formação de cravos e espinhas;
melhora a textura da pele;
controla a oleosidade.
O procedimento deve ser feito em um consultório com um dermatologista. A região é preparada antes de começar o peeling para que a técnica responda de maneira mais uniforme. Em seguida, o ácido é aplicado. O peeling químico é repetido de acordo com a necessidade de cada pessoa. O tratamento é realizado em uma única sessão ou dividida em várias, que é determinada pelas características da pele do paciente.
Após o procedimento, a pele fica bastante sensível e, portanto, é importante evitar a exposição solar, não tocar na área tratada e usar protetor solar. Além disso, cremes hidratantes também devem ser utilizados para evitar o surgimento de manchas.
4. Máscara
As máscaras têm por objetivo auxiliar na remoção de cravos. Em geral, utiliza-se uma máscara calmante, à base de mentol ou azuleno, de acordo com o tipo de pele, de 10 a 20 minutos para ajudar na diminuição da vermelhidão e acalmar a pele.
A remoção pode ser realizada com água e gaze limpa, por meio de movimentos circulares. Durante a atuação, pode ser feita a drenagem linfática manual em toda a face para ajudar a retirar o inchaço.
5. Massagem
A massagem é feita por meio de manobras metódicas e suaves com finalidade estética ou terapêutica, que auxilia na aplicação de substâncias calmantes e hidratantes. Para diminuir a aparência de vermelhidão, águas termais e compressas com loções calmantes também podem ser aplicadas.
Qual a periodicidade da limpeza de pele?
A limpeza depende do tipo de pele de cada pessoa. Dermes secas e normais podem repetir o processo a cada 2 meses. Já as pele oleosas, mistas e com a presenças de cravos exigem um cuidador maior, e o ideal é realizar a limpeza todo mês.
Como vimos, existem diversos tipos de limpeza de pele, que proporcionam uma derme mais bonita, hidratada e com aparência saudável. Por isso, antes de optar pelos tratamentos, marque uma consulta com um dermatologista que poderá indicar a limpeza ideal de acordo com as suas necessidades.
Gostou deste conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então, conheça a harmonização facial, técnica que veio para ficar!