Conheças os 5 tipos de cirurgias minimamente invasivas

Com o passar dos anos, as cirurgias foram se aprimorando, tornando-se menos invasivas e incomodas para o paciente. Nesse grupo encontra-se o que chamamos de cirurgias minimamente invasivas.

Na prática, essas cirurgias, além de evitar a dor, comum nas cirurgias convencionais, também reduzem ou eliminam certos incômodos no pós-operatório.

No post de hoje, vamos conhecer 5 desses procedimentos pouco invasivos e comparáveis em benefício e praticidade com cirurgias plásticas convencionais. Acompanhe e tire suas dúvidas!

1. Dermoabrasão

A dermoabrasão ajuda a refinar e melhorar o aspecto da pele por um método controlado de raspagem física, que pode ser feita por uma escova áspera metálica ou algum instrumento que contenha uma ponteira de diamante.

Trata-se de um procedimento considerado pouco invasivo, principalmente pelo seu tempo de execução, que pode durar minutos ou até no máximo duas horas, dependendo da complexidade da pele.

O valor do procedimento varia de acordo com a complexidade e profissional que irá executá-lo.

Indicação

Esse é um método especialmente indicado para que tem:

  • manchas;
  • tumores pré-cancerosos (queratose);
  • cicatrizes profundas deixadas por acne ou cirurgias;
  • pele danificada pelo sol;
  • rugas e marcas de expressão.

Para conduzir esse tipo de procedimento, é necessário um cirurgião ou um dermatologista especializado, já que é considerado uma cirurgia minimamente invasiva.

Cuidados após o tratamento

No pós-operatório, é comum ocorrer vermelhidão, inchaço e um pouco de dor na área que foi realizada a raspagem. Pode ser necessário utilizar pomadas de uso tópico nas áreas de desconforto. Além disso, é ideal a utilização de hidratante e protetor solar depois do procedimento, para que não ocorra nenhum tipo de complicação. 

2. Toxina Botulínica

A toxina botulínica é aplicada por meio de injeção não cirúrgica que reduz temporariamente características da pele, como rugas, pés de galinha ao redor dos olhos, linha de expressão e bandas grossas no pescoço.

Essa toxina é derivada de uma bactéria e, se aplicada em pequenas quantidades, causa paralisia temporária em músculos da face ou outros locais do corpo.

Indicação

Esse procedimento é especialmente indicado para pessoas adultas que querem se livrar de rugas incomodas ou marcas de expressão mais avançadas.

A aplicação não costuma durar mais que trinta minutos e uma única sessão já pode ser suficiente. O resultado do procedimento pode durar em entre 4 a 6 meses.

3. Laser

Existem diversos procedimentos estéticos considerados cirurgias minimamente invasivas que servem para melhorar o aspecto da pele e promover seu rejuvenescimento. Um desses procedimentos mais recentes é o laser que, graças às novas tecnologias, possui precisão mesmo em áreas mais sensíveis.

Para o procedimento, o cirurgião envia curtos feixes de luz concentrados à pele com irregularidades. Esses feixes irão remover a epiderme (camada superficial) com problemas.

Essa ação permite que haja o crescimento de novas fibras de colágeno. A medida com que a pele cicatriza, uma nova, uniforme e lisa, vai se formar.

Indicação

O laser é indicado para diversos danos cutâneos, entre eles:

  • linhas finas e rugas ao redor ou sob os olhos, testa e boca;
  • verrugas;
  • marcas de nascença;
  • pele danificada ou envelhecida pelo sol;
  • cicatrizes de acne ou catapora;
  • pele amarelada ou acinzentada.

Esse tipo de procedimento não é tão indicado para quem tem pele escura, já que após a cicatrização, pode ocorrer hiperpigmentação (pigmentação escura). Também pode não ser uma boa opção para quem tem excesso de pele ou flacidez, além de rugas muito profundas.

banner clínica integrada de cirurgia plástica

Como é feito o tratamento

Antes da realização da aplicação do laser, e para melhores resultados, é necessário seguir alguns procedimentos que podem ter início seis semanas ou mais antes da realização do laser. Esse tratamento é personalizado e varia de acordo com o tipo de pele do paciente.

Já no procedimento, o cirurgião irá anestesiar a pele com anestésicos locais. Em seguida, serão administrados analgésicos para o conforto do paciente. No preparo do procedimento, a pele será devidamente limpa e o paciente receberá uma proteção para os olhos.

Dois tipos de laser são comumente usados para a aplicação de laser:

Laser de CO2

O laser CO2 emite feixes contínuos de luz e remove precisamente as camadas finas da pele causando danos mínimos.

Laser de ébrio

Utilizado para remover linhas de expressão e rugas moderadamente profundas do rosto, além disso, pode ser utilizado em áreas como o pescoço, peito e mãos.

Cuidados após o tratamento

A recuperação dura em torno de duas semanas para o laser CO2 e uma para o laser de érbio.

Depois do procedimento, a diferença na pele pode ser notada imediatamente, como pode demorar um tempo mais prolongado para tal, sendo que os resultados duram até um ano.

O valor do procedimento varia de acordo com a necessidade da pele e de quem realizará o mesmo.

4. Peeling químico

O peeling químico é uma solução composta de vários ácidos que, juntos, são aplicados na pele para que a mesma seja suavizada, resultando, assim, na remoção das camadas exteriores. Esse tipo de aplicação melhora marcas de acne, cicatrizes, manchas, sardas e rugas.

Há diversos tipos de peeling: superficiais, médios e de grande profundidade. A profundidade do peeling será estabelecida a partir da análise do cirurgião ou especialista.

Uma sessão dura em torno de 20 minutos e a quantidade necessárias será determinada pelo responsável pelo procedimento.

Indicação

Se você tem alguma das características seguintes é provável que esse não seja o tratamento mais indicado:

  • rugas muito profundas;
  • flacidez na pele;
  • pigmentação anormal;
  • histórico de cicatrizes;
  • origem negra ou asiática.

5. Preenchimento cutâneo

O preenchimento cutâneo nada mais é que um preenchimento dérmico injetável (facelift líquido) que oferece muitos benefícios equivalentes ao lifting cirúrgico, sem que seja invasivo.

Uma das substâncias mais utilizadas para a aplicação é o ácido hialurônico, que além de seguro, é um componente natural da nossa pele.

Esse tipo de procedimento serve para trazer volume à pele com rugas ou flacidez. O preenchimento não é permanente, porém, pode ser repetido, se desejado.

Indicação

Se você deseja devolver o viço da pele, melhorar o contorno e estrutura do rosto, esse é um possível procedimento indicado.

O tratamento costuma durar alguns minutos e, dependendo do paciente, pode necessitar de cuidados adicionais. O custo varia de acordo com a quantidade de sessões e aplicações.

Como explicado, os procedimentos e cirurgias minimamente invasivas têm benefícios equivalentes às cirurgias convencionais. Esses procedimentos são ótimas opções pra quem quer mudanças estéticas sem que seja necessária uma cirurgia plástica, que envolve muito mais etapas, preparos e cuidados.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre as cirurgias minimamente invasivas? Entre em contato conosco, nossa equipe está preparada para atendê-lo e tirar suas dúvidas sobre os procedimentos. 

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Open chat