Lifting de braço: o que é e quando é indicado?

O lifting de braço, ou braquioplastia, é uma cirurgia plástica que tem feito muito sucesso atualmente. Todos os anos, cada vez mais pessoas encaram a mesa de cirurgia para usufruir da liberdade de exibir os braços e poder acenar sem nenhum constrangimento.

O fato de não se sentir satisfeito com uma parte do seu corpo é o suficiente para desencadear problemas de autoestima e confiança. Isso afeta diretamente os relacionamentos e o convívio social, além de diminuir consideravelmente a qualidade de vida de uma pessoa.

O problema é ainda maior quando se trata dos braços, uma região do corpo extremamente visível. Seja por motivo genético, um emagrecimento muito rápido ou até mesmo a idade, o excesso de pele nos membros superiores pode acometer qualquer pessoa e ser solucionada por meio de um lifting de braço.

Quer descobrir mais sobre essa cirurgia plástica? Neste artigo, separamos os tópicos mais relevantes sobre o tema. Acompanhe!

O que é o lifting de braço?

A braquioplastia é uma cirurgia realizada na parte inferior dos braços que visa a diminuir a flacidez da região. A técnica utilizada levanta os tecidos do local, o qual deixa de apresentar dobras ou excesso de pele e fica com um aspecto muito mais harmonioso.  

O lifting de braço é considerado um procedimento simples, que remodela a estrutura e diminui a quantidade de pele no local. Mesmo assim, cuidados na sua avaliação e recuperação do paciente são fundamentais para o sucesso da operação.

Por isso, converse muito bem com o seu cirurgião plástico antes de se submeter a essa cirurgia e siga todas as recomendações para o pré e pós-operatório. Dessa forma, as chances de obter resultados positivos são elevadas.

Para que ela serve?

A braquioplastia reduz o excesso de tecido cutâneo que vai desde as axilas até o cotovelo, na parte inferior do braço. Assim, o membro superior adquire um formato mais fino, com contornos anatômicos e tonificados.

Portanto, essa cirurgia contribui de maneira significativa para uma pessoa se sentir mais bonita e com altos níveis de bem-estar.

Quando esse procedimento é indicado?

O lifting de braço é indicado para pessoas que passaram por uma grande perda de peso; para aquelas que, com o envelhecimento, acabaram por ficar com os braços mais flácidos; ou ainda para quem sofre com a genética de apresentar essa característica.

No entanto, existem algumas condições para a realização do procedimento. São elas:

  • o adulto não deve estar obeso;
  • o seu peso deve estar relativamente estável;
  • ele precisa estar saudável e não pode apresentar doenças que prejudiquem a cicatrização ou a realização do procedimento;
  • ele não deve fumar;
  • esse adulto precisa ter capacidade para seguir corretamente todas as orientações do profissional.

Portanto, se você apresenta flacidez e excesso de pele nos membros superiores e se encaixa em todas as condições citadas acima, você é um forte candidato para o lifting de braço.

Qual é a preparação necessária para a cirurgia?

O pré-operatório é a etapa em que a sua segurança e o sucesso do procedimento começam a ser definidos. Por esse motivo, é importante que você tenha uma conversa franca com o seu cirurgião.

banner clínica integrada de cirurgia plástica

Nela, o profissional questionará sobre seu estilo de vida, hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, vícios, condições de saúde, alergias, doenças crônicas preexistentes e cirurgias já realizadas.

É preciso que você seja muito sincero, pois assim o profissional saberá exatamente quais são os riscos de realizar esse procedimento no seu corpo e definir se ele é adequado ou não.

A segunda parte do pré-operatório é a avaliação das suas condições de saúde. Assim, o cirurgião pedirá exames laboratoriais e de imagem para confirmar que seu organismo tem condições adequadas para passar pela cirurgia.

Por um período determinado pelo seu médico, pode ser necessário tomar alguns medicamentos e suspender outros fármacos que possam interferir na cicatrização ou coagulação, como a aspirina. Além disso, se fumante, o paciente deve parar com esse hábito alguns meses antes da cirurgia.

No pré-operatório, todas as recomendações sobre o dia da cirurgia, como tempo de jejum e medicamentos necessários, assim como as atitudes que devem ser tomadas logo após o procedimento, devem ser repassadas pelo profissional.

É muito importante que a cirurgia seja realizada em um local seguro, como um hospital equipado para atender a qualquer intercorrência durante o procedimento. Assim, é possível evitar riscos e garantir a segurança do paciente.

Quais são os cuidados necessários na recuperação?

O pós-operatório é ainda mais importante para definir o sucesso de uma cirurgia de braquioplastia e garantir a saúde do paciente. Por isso, as recomendações passadas devem ser seguidas à risca. Entre elas:

  • evitar levantar os braços e carregar pesos por até dois meses;
  • não fazer exercícios físicos por um mês;
  • usar malhas de compressão, faixa elástica, atadura ou bandagem pelo tempo recomendado pelo cirurgião;
  • utilizar os medicamentos conforme a prescrição, seguindo as dosagens e dias de tratamento;
  • fazer repouso absoluto de uma a duas semanas;
  • cuidar, limpar e trocar o curativo conforme as orientações;
  • retornar obrigatoriamente ao consultório para que o cirurgião acompanhe a sua recuperação.

Entre os sintomas que serão sentidos nessa fase estão o inchaço e os hematomas, os quais costumam melhorar em até 3 semanas. Para auxiliar nesse processo, a aplicação de compressas de gelo é uma ótima alternativa.  

Caso o paciente apresente falta de ar, batimentos cardíacos acelerados ou anormais e dores no peito, ele deve ser orientado a procurar ajuda médica imediatamente.

Quais são os resultados esperados?

Os resultados de um lifting de braço estão completamente relacionados com o pré e pós-operatório. Quanto melhores as condições no preparo para a cirurgia, melhor será o resultado.

Os traços mais suaves dos braços são obtidos logo após a cirurgia. No entanto, o inchaço e os hematomas são fatores que podem prejudicar um pouco a visualização do resultado. Por esse motivo, ele só será observado cerca de 4 a 6 meses após a operação.

Uma cirurgia de lifting de braço é a melhor solução para quem sofre com flacidez ou excesso de pele na região inferior dos membros superiores. Se você está nessa situação, não deixe de procurar um bom cirurgião plástico para fazer uma primeira avaliação e, assim, começar a caminhada rumo o aumento do seu bem-estar e qualidade de vida.

Que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco e agende a sua consulta!

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Open chat