Em algum momento da vida, você olhará no espelho e se deparará com um rosto diferente daquele da juventude. Isso ocorre porque, com o envelhecimento, há uma perda natural de colágeno e elastina, que são responsáveis por manter a pele firme e elástica. Com isso, as temidas rugas surgem, causando incômodo estético.
A boa notícia para quem quer ter uma aparência mais jovem e livre das rugas e linhas de expressão é que existem uma série de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas para corrigir os mais variados problemas. Um deles é o lifting facial ou rejuvenescimento da face, que tem como principal objetivo o de resgatar e aprimorar os contornos faciais.
Quer saber mais sobre esse tratamento? Então, leia este artigo até o final e descubra!
O que é lifting facial ou rejuvenescimento da face?
A palavra lifting tem origem americana (lift significa levantar) e é usada para caracterizar cirurgias em que os tecidos são realocados em seu local de origem. No caso do lifting facial, ou rejuvenescimento de face, o procedimento é feito no rosto.
No Brasil, essa cirurgia é bastante popular, e as principais áreas que passam pela intervenção são a região T (área frontal que engloba o nariz e a testa), pálpebras, pescoço e mandíbula.
De uma forma geral, podemos dizer que o lifting facial é uma cirurgia plástica com o objetivo de rejuvenescer, ou seja, eliminar flacidez, rugas, excesso de pele na região do rosto e, ainda, recuperar os contornos faciais perdidos com o tempo.
O envelhecimento ocorre porque, com o passar dos anos, há uma perda de gordura que gera flacidez nos tecidos. Por essa razão, na cirurgia de rejuvenescimento da face, há uma elevação e um reposicionamento dos tecidos epitelial e muscular na região, dando um aspecto mais jovial e bonito.
Também conhecida como ritidoplastia, o lifting facial é bastante comum entre as mulheres a partir dos 45 anos. Entretanto, para que o resultado do procedimento seja aquele esperado pelo paciente, é preciso que seja feito por um cirurgião plástico em uma clínica, uma vez, que a intervenção necessita de anestesia geral e internamento por cerca de três dias.
Quem está em busca de resultados ainda melhores, pode optar por combinar outros procedimentos, como a blefaroplastia (correção de pálpebras) e a rinoplastia (correção do nariz) para criar um rosto mais harmonioso e esteticamente agradável.
Para quem é indicado?
O envelhecimento da pele é causado pela ação do tempo, que leva à perda de substâncias importantes que garantem a elasticidade da pele, e, também, por fatores externos, como exposição solar em excesso, radicais livres, herança genética ou maus hábitos, como bebida e cigarros em excesso.
Por isso, os procedimentos de rejuvenescimento da face são indicados para todas aquelas pessoas que, insatisfeitas com a sua aparência em decorrência do envelhecimento ou da flacidez em excesso, buscam recuperar os traços faciais, devolvendo os contornos e deixando a pele mais jovem.
O lifting facial normalmente é procurado por pessoas que apresentam rugas mais profundas, flacidez (em decorrência da idade ou de grandes perdas de peso), vincos nasogenianos (também conhecidos como bigode chinês), perda do tônus muscular e quando há perda de contorno na região da mandíbula.
Esse procedimento geralmente é aconselhado para pessoas a partir dos 40 anos de idade e que estejam em boas condições de saúde. Para isso, o médico responsável deve fazer uma avaliação geral e, também, analisar condições específicas de saúde que possam comprometer o sucesso da cirurgia. Caso haja alguma enfermidade ou o paciente se encontre em uma idade muito avançada (ou o contrário — pessoas muito jovens), a cirurgia não é indicada.
Quais são os tipos de lifting facial?
De acordo com a complexidade da região que passa pelo procedimento, o lifting recebe nomes diferentes. Os principais tipos de lifting são:
- minilifting — associado a cicatrizes menores, esse procedimento tem um menor descolamento dos tecidos;
- lifting temporal — melhora o posicionamento do supercílio, deixando o olhar descansado e jovial;
- lifting frontal — procedimento que visa a corrigir as rugas localizadas na região da testa e a musculatura envolvida;
- lifting cervicofacial — combina o tratamento do rosto e do pescoço com o objetivo de devolver a posição original para os tecidos, tratando, também, a musculatura;
- lifting endoscópico — é uma cirurgia realizada com a ajuda de um sistema óptico que possibilita incisões menores, o que permite a correção de estruturas mais nobres.
Como é a recuperação?
Antes de realizar uma cirurgia de rejuvenescimento facial, é preciso fazer uma avaliação de saúde completa, com exames de sangue e eletrocardiograma, além de suspender o uso de medicamentos e cigarros de acordo com a orientação médica.
A recuperação da cirurgia facial costuma ser lenta e causa algum desconforto na primeira semana após o procedimento. Para que esse processo seja menos desconfortável e os resultados sejam positivos, é preciso que o paciente siga algumas recomendações como:
- tomar remédios para controlar a dor;
- dormir sempre de barriga para cima e elevar o travesseiro, pelo menos na primeira semana;
- manter cabeça e pescoço enfaixados;
- realizar a drenagem linfática a partir do terceiro dia de cirurgia;
- evitar usar cosméticos nos 7 primeiros dias após o procedimento;
- não mexer nas cicatrizes.
Passado o efeito pós-cirúrgico, a partir de 2 ou 3 semanas, a expectativa é uma aparência mais jovem, com menos flacidez e menos ocorrência de rugas. Felizmente, as técnicas utilizadas atualmente permitem que o rosto fique com uma aparência natural, deixando o visual leve e harmonioso.
As cirurgias de lifting facial são realizadas com um corte pequeno na linha da orelha, de onde se trabalha toda a musculatura facial. Por essa razão, não é preciso ter medo das cicatrizes, uma vez que elas ficaram restritas a essa região e quase imperceptíveis. Algumas técnicas também utilizam o corte na borda do couro cabeludo, o que também permite um resultado discreto e natural.
O lifting facial ou rejuvenescimento da face é uma ótima opção para quem busca elevar a autoestima e ver-se livre de rugas ou excesso de pele. Mas, para isso, não se esqueça de procurar médicos especialistas credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, também, clínicas que ofereçam toda a infraestrutura necessária para o procedimento.
Ficou interessado em fazer o rejuvenescimento facial? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!