Saiba quais são as frutas que mais emagrecem e como isso é possível!

Frequentemente, quem está na busca por emagrecimento acaba deparando-se com receitas malucas ou dietas mirabolantes cujo objetivo é a perda de peso rápida. O problema é que essas medidas, sem orientação de um profissional, acabam prejudicando o processo e, até mesmo, a saúde.

A boa notícia, e que muita gente ainda não sabe, é que uma alimentação saudável e rica em nutrientes pode ser a saída. Por isso, inclua todos os grupos alimentares e conte com frutas que emagrecem como aliadas.

Está curioso para entender como as frutas podem ajudar no processo de emagrecimento, cuidar da sua saúde e, ainda, melhorar a autoestima? Então, não deixe de ler este post até o final! Hoje, falaremos da importância de uma alimentação balanceada, listaremos as principais frutas que emagrecem e, ainda, daremos dicas de como adicionar o alimento em sua rotina. Vamos lá?

O que é uma alimentação balanceada?

Antes de saber quais são as frutas que emagrecem, é importante que você conheça, de fato, uma dieta que prioriza uma alimentação balanceada. Apesar de frequentemente associamos a palavra dieta a situações de restrição de comida, podemos utilizar o termo para definir a forma como nos alimentamos.

Com isso, podemos dizer que uma dieta equilibrada deve priorizar todos os grupos alimentares na proporção correta. Mas o que isso significa? Quer dizer que quem está buscando por um emagrecimento saudável precisa ter, em sua rotina alimentar, carboidratos saudáveis (que são produtos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras), proteínas magras (queijos, carnes, soja, ovos, etc.), fontes de gordura boa (azeite de oliva, óleo de coco e castanhas) e também vitaminas, sais mineiras e fibras, que podem ser encontrados em vegetais, legumes e frutas.

As principais vantagens de uma alimentação equilibrada são: perda de peso, melhora da qualidade da pele, mais disposição no cotidiano, cabelos mais saudáveis, intestino regulado e melhora da memória.

Para entender como você pode adotar uma dieta equilibrada, procure um profissional da área para auxiliá-lo. Enquanto isso, confira, a seguir, uma lista com as melhores frutas para acrescentar na dieta de emagrecimento.

Quais são as frutas que emagrecem?

Morango

O morango é uma fruta que, além de ser marcada por cores e sabores intensos, é rica em vitamina C, além de ajudar a emagrecer, pois tem como característica ser um anti-inflamatório natural.

O morango conta com grande quantidade de antocianina que confere a sua cor forte e a maior parte dos seus benefícios. Outra substância do morango que merece destaque é a procianidina que, dentre outras coisas, ajuda a reduzir a pressão arterial.

Abacate

Durante muito tempo, no senso comum, o abacate foi considerado um verdadeiro vilão do emagrecimento, pelo alto teor de gorduras em sua composição. A verdade é que a gordura presente nessa fruta é do tipo ômega 9, que é responsável por acelerar o metabolismo e também ajudar na ativação da queima de gordura corporal.  

Com isso, o consumo do abacate pode reduzir o risco da síndrome metabólica, que é uma desordem no organismo e, dentre outras coisas, causa o aparecimento do diabetes e aumento significativo do peso.

Outro grande benefício do abacate é que a fruta aumenta a sensação de saciedade do organismo, fazendo com que você sinta menos fome. Também atua na redução do índice glicêmico, mantendo os níveis de glicose mais baixos no sangue.

banner clínica integrada de cirurgia plástica

Kiwi

O kiwi é uma fruta com alto teor de vitaminas do complexo A e E, sais minerais, como ferro, potássio e antioxidantes. Esses elementos juntos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e também a diminuir o risco de problemas cardíacos.

Essa fruta tem, como alguns dos principais benefícios relacionados ao emagrecimento, o alívio da prisão de ventre, o efeito diurético, a melhora da digestão e, ainda, a saciedade. Tudo isso colabora para um melhor funcionamento do metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

Maçã

Uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros, a maçã faz emagrecer, pois é rica em antioxidantes. Ela ajuda na digestão graças à presença da pectina, que é uma fibra que age arrastando a gordura para fora do organismo. E não para por aí: a casca da maçã contém fibras que demoram a ser digeridas, o que acaba retardando a fome.

A maçã é rica em potássio e também é uma aliada na prevenção de alguns problemas,  como colesterol e triglicerídeos altos, intestino preso e outras doenças decorrentes da obesidade.

Limão

O limão é uma fruta que age como diurético natural, possui grande quantidade de vitamina C e é antioxidante — contém substâncias que ajudam na eliminação de toxinas do corpo e deixam a pele com o aspecto mais saudável. Tais características fazem dele um grande aliado no emagrecimento.

Por ser rico em substâncias como ácido nicotínico, ácido cítrico e ácido ascórbico, o limão protege as artérias, previne problemas cardiovasculares, evita hemorragias e ajuda na cicatrização de feridas.

Outra curiosidade sobre essa fruta é que a sua parte branca, quando dissolvida em água, produz uma massa que ajuda a manter a saciedade, auxilia no trânsito intestinal e, ainda, retarda a absorção do açúcar pelo organismo.

Abacaxi

A última da nossa lista de frutas que emagrecem é o abacaxi, rico em água e vitamina C. Por ser uma fruta ácida, ajuda no processo de digestão dos alimentos. e por ser diurética, também combate a retenção de líquidos — com isso, reduz as medidas e a sensação de inchaço na região do abdômen.

Como adicionar frutas à rotina?

Para obter os benefícios presentes nas frutas, elas devem ser inseridas em sua alimentação diariamente. O ideal é comer, pelo menos, 3 porções ao longo do dia, de acordo com as orientações de seu nutricionista.

Se você acha que não tem tempo de comer frutas devido a uma rotina agitada, experimente levá-las para o trabalho e acrescentar aos seus lanches. Você pode optar por frutas inteiras que demandam menos trabalho, como a maçã e a banana, ou preparar uma porção de outra fruta em potes práticos. Uma boa dica é procurar substituir a sobremesa por uma porção de frutas, mas sempre com moderação.

Você já conhecia as frutas que emagrecem? Elas são grandes aliadas na adoção de uma rotina saudável e podem trazer mais qualidade de vida para você. Mas lembre-se: não inicie uma dieta sem orientação profissional. Se você quer ter ainda mais resultados, considere praticar exercícios físicos com regularidade! 

Gostou deste artigo? Que tal contar a dica para seus amigos? Compartilhe em suas redes sociais!

 

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Open chat