Será que existe melhor época do ano para fazer cirurgia?

A decisão por fazer uma cirurgia plástica, seja reparadora ou estética, é algo que merece atenção, pois, além de apresentar as condições ideais para se submeter ao procedimento, também é preciso planejar com antecedência o tempo que será gasto no pós-operatório. Por essa razão, muitas pessoas acreditam que existe melhor época do ano para fazer cirurgia.

Mas será que isso é verdade? Neste artigo, vamos explicar se existe um período do ano mais indicado para passar por uma intervenção cirúrgica e ainda apresentaremos as vantagens e desvantagens, típicas de cada época. Então, se você tem dúvida a respeito desse assunto, leia este artigo até o final e descubra!

Existe a melhor época do ano para fazer cirurgia?

Você já deve ter lido ou ouvido falar que julho é o mês da cirurgia plástica, não é mesmo? Do mesmo jeito, muitas pessoas apontam o verão como a época do ano mais indicada para fazer cirurgias, devido ao período maior de férias.

No entanto, essas são afirmações que precisam ser desmistificadas, uma vez que não existe uma única melhor época para fazer cirurgia. A ideia é que você escolha o período que for mais confortável, prático e adequado para as suas necessidades.

Além disso, é preciso levar em conta uma série de fatores, como a disponibilidade de agenda das clínicas e dos cirurgiões, o período de férias e a programação de viagens em família, além das preferências pessoais. Afinal, se você já não gosta das altas temperaturas, você tende a se sentir mais desconfortável no verão, e o contrário também pode ocorrer no inverno.

Mas, se você não sabe ainda o que é melhor para você, confira, a seguir, as vantagens e desvantagens de fazer uma cirurgia plástica em determinadas épocas do ano. Vamos lá?

Vale a pena fazer uma cirurgia no inverno?

Fazer cirurgia no inverno pode significar estar com a aparência dos sonhos quando chegar o verão. Soma-se a isso o fato de que muitas pessoas se sentem mais confortáveis com as baixas temperaturas. Mas será que essa é a melhor época do ano fazer cirurgia? Confira as vantagens e desvantagens que o inverno apresenta, logo abaixo!

Vantagens

Os meses de junho e julho são bastante procurados por pessoas que desejam passar por uma intervenção cirúrgica, devido à proximidade com o período de férias escolares. Além disso, as baixas temperaturas favorecem o processo de recuperação e o inchaço na região operada tende a ser menor, principalmente quando a pessoa já tem a tendência em reter mais líquidos, pois há uma contração dos vasos sanguíneos.

Outra vantagem é que o incômodo pós-cirúrgico costuma ser menor, pois o uso de cintas e malhas cirúrgicas é mais confortável, principalmente porque a quantidade de suor é menor.

Desvantagens

Por outro lado, optar por uma cirurgia plástica no inverno pode significar longas esperas pela data ideal, assim, muitas vezes, o paciente tem que esperar até o próximo ano para fazer o seu procedimento.

E é preciso considerar que o período de férias costuma ser menor no meio do ano. Com isso, pode ser difícil conciliar o pós-operatório com a disponibilidade de tempo para a ajuda de familiares, por exemplo.

Não podemos esquecer que, nessa época do ano, manter uma alimentação equilibrada é mais difícil, pois não é tão comum a ingestão de sucos ou frutas e há um desejo maior por alimentos quentes e calóricos.

banner clínica integrada de cirurgia plástica

Por fim, lembre-se de que, no Brasil, há uma grande dificuldade de identificar as estações corretas, de modo que o inverno tem curta duração em relação ao período com temperaturas mais elevadas, o que dificulta a opção por essa época.

Será que é melhor fazer a cirurgia no verão?

Para muitas pessoas, o verão é a estação mais esperada para aproveitar e curtir praias, piscina, cachoeiras ou outro passeio que envolve altas temperaturas e muito sol. Mas esse é também um período em que há muita procura para a realização de procedimentos estéticos.

Para saber se essa é a melhor época do ano para fazer cirurgia, no seu caso, conheça as vantagens e desvantagens desse período.

Vantagens

Graças a grande procura das cirurgias plásticas no meio do ano e a urgência de chegar ao verão com a aparência desejada, nessa época costuma ter mais disponibilidade de agenda dos profissionais.

Além disso, com as festas de fim de ano somadas ao período de férias, muitas pessoas têm uma maior disponibilidade de tempo para se recuperar e seguir todas as recomendações prescritas pelo médico no pós-operatório.

Para muitas pessoas, o verão também é a estação ideal para seguir uma alimentação balanceada, que é fundamental para uma boa recuperação. Isso porque, nessa época, optamos por alimentos mais leves e refrescantes, como sucos, vitaminas, frutas e verduras. Com o corpo mais saudável, o processo de cicatrização tende a ser mais rápido.

Vale destacar também que o final do ano também apresenta uma importante vantagem econômica, uma vez que, com o décimo terceiro, você pode conseguir algum dinheiro a mais para custear uma cirurgia.

Desvantagens

Apesar de todos os benefícios citados acima, esse período do ano também apresenta algumas desvantagens que precisam ser levadas em conta.

Por exemplo, nessa estação, as temperaturas elevadas podem causar desconforto, principalmente quando o paciente necessita de cintas, sutiãs ou malhas pós-cirúrgicas. No entanto, esse problema pode ser minimizado, caso você tenha um ar-condicionado em casa.

Além disso, durante o período pós-operatório, não é indicado que o paciente fique exposto ao sol, pelo risco de gerar manchas na pele, ou seja, no verão esse cuidado deve ser redobrado. Outro ponto negativo é que o calor pode aumentar o inchaço e edemas na região operada.

Por fim, não se esqueça de que também é preciso colocar na balança a importância das férias em família e separar outro período para o descanso.

Com a leitura desse artigo, você viu que não existe uma melhor época para fazer cirurgia. O que pode existir é um período mais adequado para você, que pode atender melhor as suas expectativas. Assim, o mais importante é consultar um profissional, que vai tirar todas as suas dúvidas em relação aos procedimentos e agendar o período ideal para você!

Quer descobrir mais sobre cirurgias plásticas? Que tal ler o nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre a lipoaspiração? Boa leitura!

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Open chat