Você sabe qual a relação entre lipoaspiração e lipoescultura?

A gordura localizada que se manifesta na barriga, culotes, bochechas ou qualquer outra área é o verdadeiro terror de quem está em busca do corpo perfeito. Às vezes a combinação de atividade física e alimentação balanceada não é suficiente para eliminar o incômodo, e a pessoa acaba tendo que lidar com as gordurinhas. Nesses casos, uma dica é recorrer a procedimentos cirúrgicos como a lipoaspiração e lipoescultura.

Mas será que você sabe qual é a diferença entre esses dois procedimentos tão parecidos na escrita? O artigo de hoje vai explicar melhor como funciona a lipoaspiração e a lipoescultura, como elas estão relacionadas, para quem são indicadas e quais resultados podem ser esperados. Não perca!

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia que tem como objetivo eliminar a gordura localizada por meio da aspiração. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo e ser de pequeno, médio ou grande porte. O tipo vai depender da quantidade de gordura e também da região submetida ao procedimento.

No entanto, é preciso destacar que não se trata de uma cirurgia de emagrecimento. Os indivíduos que desejam passar pelo procedimento devem estar próximos do peso ideal, uma vez que o percentual máximo de retirada de gordura não deve ultrapassar 5% do peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70 quilos pode ter apenas 3,5 quilos de massa adiposa retirada.

A lipoaspiração pode ser feita em diversas partes do corpo, como barriga, coxas e braços. A finalidade é melhorar o contorno e a estética corporal para recuperar a autoestima do paciente. Ela é indicada quando uma pessoa não consegue eliminar a gordura localizada com exercícios físicos, dieta e outros tratamentos estéticos.

O procedimento pode ser feito por homens e mulheres e acontece da seguinte forma: primeiro o médico demarca a região da pele onde será retirada a gordura. Em seguida, com a anestesia aplicada, são feitos pequenos orifícios por onde serão inseridas as cânulas (tubos) para aspirar a gordura. Por fim, é feita a sucção.

Com duração média de 2 horas, a lipoaspiração não deixa cicatrizes visíveis em virtude dos pequenos buracos. Estes costumam ser feitos na marca do biquíni ou por dentro do umbigo.

Os riscos de passar por uma lipoaspiração são os mesmos de qualquer cirurgia. Por isso, o recomendado é procurar um cirurgião plástico filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para avaliar cada caso individualmente e solicitar os exames necessários para realizar o procedimento com segurança.

O pré-operatório consiste em fazer jejum durante as 8 horas antecedentes, informar o médico sobre a medicação tomada, suspender o uso de anticoncepcionais e anticoagulantes, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas e adotar uma dieta líquida nos dois dias anteriores. Além disso, é recomendado estar saudável no dia da cirurgia, cancelando-a caso surja um imprevisto, como uma gripe ou um resfriado.

Normalmente a cirurgia para retirada de gordura localizada é feita em hospitais e clínicas que possam oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir a segurança e o pronto atendimento em caso de complicações.

banner clínica integrada de cirurgia plástica

O que é lipoescultura?

Devido à semelhança nos nomes, muitas pessoas tendem a confundir ou até mesmo entender como sinônimas as cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura. A verdade é que elas são complementares.

A lipoescultura é uma cirurgia que alia técnicas da lipoaspiração e da lipoenxertia. O procedimento consiste em retirar a gordura de alguma região do corpo do paciente para inseri-la em outra parte, a fim de esculpir a silhueta. É possível aumentar, preencher e modelar estruturas flácidas ou áreas que tendem a apresentar pouco volume, como os glúteos.

Para a realização desse procedimento o médico parte dos mesmos métodos utilizados na lipoaspiração. A gordura retirada passa por um tipo de tratamento específico em que as células rompidas, o sangue e o anestésico são retirados. Após esse processo ela pode ser enxertada em outro local.

Normalmente o corpo não apresenta rejeição a esse procedimento e a recuperação tende a ser rápida, desde que seguidas as recomendações da equipe médica. Na hora da cirurgia o resultado já estará visível, entretanto, a silhueta definitiva só aparecerá quando o inchaço diminuir.

Em quais áreas do corpo são mais aplicadas?

A lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo que apresente acúmulo de gordura indesejada: barriga, coxas, culote, região abaixo do pescoço (papada), braços, bochechas, entre outras.

Já a lipoescultura é feita retirando a gordura dessas áreas citadas e enxertando em regiões com pouco volume, com excesso de pele ou que apresentam depressões, a exemplo do bumbum e dos seios. Um exemplo claro é a retirada de gordura do abdômen para aplicar nos glúteos ou nas maçãs do rosto — neste caso, para garantir melhor contorno e harmonia facial.

Para quem essas cirurgias são indicadas?

Qualquer pessoa saudável, maior de 18 anos e que esteja com o IMC dentro da faixa do peso ideal pode realizar a cirurgia de lipoaspiração e lipoescultura. O mais indicado é que a pessoa só recorra aos procedimentos depois de tentar eliminar a gordura com outros meios. Desse modo, as cirurgias terão como finalidade a melhora da estética corporal, e não a perda de peso.

Quais resultados são esperados?

Quem opta por realizar um procedimento para a retirada de gordura localizada está em busca de melhorar a sua imagem diante do espelho. Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura apresentam resultados satisfatórios, seguros e em um espaço de tempo relativamente curto — em até 6 meses serão definitivos. Ou seja, os benefícios estéticos são muito positivos! 

E então, o que você achou de conhecer as diferenças e a relação entre os procedimentos? É importante lembrar que um cirurgião plástico precisa avaliar cada caso individualmente e entender as demandas do paciente.

Caso opte por realizar a lipoaspiração e lipoescultura, é importante seguir todas as recomendações médicas e manter o cuidado com o corpo para que os resultados sejam mais duradouros.

Se você ainda tem dúvidas em relação ao assunto, temos uma dica que pode ajudar: aproveite para se informar lendo o nosso artigo sobre as melhores épocas para fazer uma cirurgia.

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

0 Comentários

  1. Hola necesitó saber cuanto me cuesta la lipoesculura….

    • Dr. Lecy Marcondes
      Dr. Lecy Marcondessays:

      Hola, por normas do Conselho de Medicina não podemos informar valores assim sem uma pré-avaliação em consulta.
      Agende seu horário na clínica.
      Telefone: 11 3040 2380

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Open chat