6 dicas sobre como cuidar da saúde sem sofrimento

Como anda a sua saúde? Manter a saúde em dia envolve alguns hábitos que, muitas vezes, podem parecer desafiadores para muitas pessoas. É importante saber que uma pessoa saudável tem o equilíbrio tanto físico e emocional e, para alcançar esse estágio, é preciso ter alguns cuidados no dia a dia que vão garantir, além da qualidade de vida, um corpo ativo fisicamente e o controle do peso.

Quer saber como cuidar da saúde sem sofrimento? Então, continue a leitura e conheça 6 dicas sobre hábitos alimentares, cuidados físicos e demais formas de encontrar a paz interior e estar de bem consigo mesmo. Confira!

1. Se alimente de forma saudável

Você já ouviu dizer que nós somos o que comemos? Apesar de ser uma frase genérica, não há como negar que uma vida saudável e equilibrada deve começar com uma alimentação de qualidade.

Se você está em busca de mais qualidade de vida, a primeira coisa que deve fazer é fugir ao máximo dos produtos super industrializados. Biscoitos recheados, salgadinhos, embutidos (presunto, mortadela, salsicha e por aí vai) são produtos ricos em sal, açúcares e substâncias químicas que não são benéficas à saúde. O consumo em excesso desses alimentos pode gerar compulsão alimentar, aumentar as chances de obesidade e ainda podem desencadear o aumento dos níveis de colesterol, diabetes e triglicerídeos.

Mas o que fazer, então, para ter uma alimentação saudável? A dica é simples: dê preferência para alimentos mais naturais, sem excesso de conservantes e que traga nutrientes e sais minerais para o seu organismo. Basicamente, nossa saúde depende da ingestão balanceada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Entenda como incorporar esses grupos alimentares na dieta:

  • carboidratos: esse macronutriente garante que tenhamos energia ao longo do dia, por isso, coma com moderação e opte por produtos integrais (pois são ricos em fibras) e tubérculos, como batata-doce, mandioca, inhame etc;
  • proteínas: são responsáveis por manter a saúde dos músculos. Para não errar, aposte em carnes magras (frango, patinho bovino, lombo suíno ou peixes), ovos e queijos;
  • gordura: aqui devemos ingerir as chamadas gorduras boas, como as castanhas, óleo de coco, abacate ou azeite de oliva;
  • vitaminas e sais minerais: são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e podem ser encontrados em frutas, legumes e vegetais que, além de tudo, têm alta quantidade de fibras e permite o melhor funcionamento do intestino.

2. Não fique sem comer

Outro erro comum que diversas pessoas cometem ao buscar uma vida saudável — e o controle do peso — é apostar em dietas extremamente restritivas. Esse tipo de alimentação tende a não funcionar durante muito tempo, pois a escassez de alimentos gera compulsão alimentar. Com isso, ao passar longos períodos sem se alimentar ou, até mesmo, comendo muito abaixo da sua necessidade calórica diária, corre-se o risco de sofrer com o efeito sanfona e recuperar todo o peso perdido ao longo da dieta.

As necessidades alimentares de cada pessoa é diferente, algumas, por exemplo, precisam comer mais vezes durante o dia. Por isso, nutricionistas indicam a ingestão de alimentos de 3 em 3 horas, para acelerar o metabolismo e evitar que haja grandes ingestões de comida. De qualquer forma, é importante consultar um profissional da área para entender melhor as suas necessidades e prescrever o plano alimentar de acordo com elas.

3. Beba bastante água

A água ajuda em uma série de funções no nosso corpo, como melhora da circulação, digestão e excreção. Além de garantir que todos os tecidos fiquem hidratados, esse líquido permite que a temperatura do organismo se mantenha equilibrada.

Ou seja, se você quer ter saúde, beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Essa necessidade pode aumentar dependendo do seu peso ou nível de atividade física.

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4. Faça exercícios físicos

Quando pensamos em como cuidar da saúde, naturalmente vem em mente a necessidade de fazer exercícios físicos. A OMS — Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas façam exercícios pelo menos 3 vezes na semana para obter qualidade de vida e manter-se ativo.

Os exercícios físicos regulares apresentam os seguintes benefícios:

  • gasto calórico e perda de peso;
  • melhora do condicionamento físico e na capacidade cardiovascular;
  • ganho muscular e fortalecimento das articulações e ossos;
  • aumento da imunidade;
  • melhora nos índices de colesterol, diabetes e triglicerídeos;
  • diminuição do risco de problemas cardiovasculares;
  • melhora no humor;
  • combate a ansiedade e depressão.

Começar uma atividade física pode ser um verdadeiro desafio. Mas para vencer a dificuldade inicial, tente dar o primeiro passo com pequenas atitudes, como ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, quando possível, subir escadas ou caminhar próximo à sua casa. Existe uma série de exercícios físicos e todos eles trazem ganhos para a sua vida. Então, escolha aquele que mais faz bem.

5. Descanse e relaxe

Tão importante quanto praticar exercícios físicos é o descanso. Por isso, procure estabelecer um tempo para relaxar e distrair a mente dos problemas. Você pode fazer isso escolhendo um hobby, como ler, caminhar, meditar e encontrar os amigos. O importante é encontrar algo do qual goste e que lhe traga paz interior.

Além disso, procure dormir bem. Especialistas recomendam em torno de 8 horas de sono por dia, mas essa necessidade pode variar de acordo com a sua rotina. Uma boa noite de sono ajuda no controle do peso, ganho muscular, no alívio do estresse e da ansiedade.

6. Vá ao médico regularmente

É bastante comum que as pessoas só procurem um médico quando estão, de fato, precisando. Mas se você quer uma dica de como cuidar da saúde, se consulte regularmente. Sim, mesmo quando você sente que está tudo bem, procure um profissional para fazer um checkup pelo menos uma vez ao ano para que ele investigue como anda a sua saúde.

Com os mais diversos exames, fica mais fácil para o médico cuidar da sua saúde e indicar pontos que merecem atenção. O trabalho com a prevenção é mais eficaz que o tratamento do problema já em estágio mais avançado. Por isso, é sempre importante visitar um médico, principalmente se você já passou por alguma intervenção ou está em pós-operatório, como a cirurgia bariátrica.

Agora que você já sabe algumas dicas de como cuidar da saúde, procure orientação e comece agora mesmo a buscar uma vida plena e com qualidade. A sua saúde física e mental agradecem!

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Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

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