Conheça as principais cirurgias plásticas no rosto

As cirurgias plásticas têm como objetivo em comum harmonizar alguma parte do corpo que precisa de correção estética ou não agrada muito a pessoa. De acordo com dados da ISAPS, ou Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil ocupa o segundo lugar na lista de países que mais realizam intervenções estéticas.

No ano de 2018 a crise continuou em diversos setores, mas não é o caso das cirurgias plásticas. Em comparação a 2014, estima-se que as intervenções estéticas aumentaram cerca de 8%, enquanto as cirurgias de reconstrução cresceram 24%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Sem dúvidas, o rosto é uma das áreas do corpo em que mais se deseja realizar modificações. Nesse caso, existem cirurgias para rejuvenescer, aperfeiçoar os traços e com o objetivo de reconstrução, por exemplo.

Separamos, neste post, quais são as cirurgias plásticas no rosto mais procuradas. Confira!

Rinoplastia

O nariz é uma das angulações mais marcantes da face. Por esse motivo, a rinoplastia, cirurgia que muda o formato e o tamanho do nariz, tem sido tão procurada. O objetivo é criar um rosto harmônico e delicado, que esteja de acordo com os olhos, a boca e outros contornos da face.

A rinoplastia pode ser, basicamente, de três tipos.

Rinoplastia de aumento

É uma cirurgia plástica normalmente necessária em caso de traumas, má formação ou por correção estética.

Rinoplastia de redução 

É o procedimento mais solicitado nos consultórios. Nesse procedimento o cirurgião retira a cartilagem e partes de ossos para moldar um nariz que seja menor ou menos largo, de acordo com a preferência do paciente;

Rinoplastia funcional

Essa uma prática cirúrgica que está associada a dificuldades respiratórias. Nesse caso, ela é indicada para as pessoas com desvio de septo e tamanho exagerado dos cornetos nasais, por exemplo.

Blefaroplastia

A queda da pálpebra superior, também chamada de ptose palpebral, pode ter vários motivos, mas o mais comum é o envelhecimento. Isso acontece porque ao longo dos anos essa pele perde a sua força, se tornando flácida e acumulando acima dos olhos. A situação pode criar uma aparência de cansaço ou pouco jovial, além de prejudicar a visão.

Nesses casos é indicada a blefaroplastia, uma cirurgia que retira o excesso de pele da pálpebra superior. Os locais afetados são delimitados e, após, realiza-se cortes para retirar a pele. O interessante é que a cicatriz fica localizada nas dobras naturais da pele, ficando praticamente imperceptíveis.

Otoplastia

A orelha em abano não é considerada uma má formação, mas na realidade uma alteração anatômica. Ainda não se sabe o que causa essa diferença, mas acredita-se que ela tenha influência genética. Esse quadro não causa prejuízo funcional, ou seja, a pessoa com orelhas em abano escuta perfeitamente. No entanto, pode haver prejuízo na autoestima.

banner clínica integrada de cirurgia plásticaPowered by Rock Convert

Quando o indivíduo se sente incomodado ou exclui-se socialmente devido a alteração nas orelhas é recomendado realizar a otoplastia. Na cirurgia, o médico faz uma pequena incisão na parte de trás do pavilhão, com o cuidado de seguir as dobras naturais da pele. Assim, retira-se o excesso de pele para reposicionar a orelha. O objetivo é tornar os pavilhões menos visíveis, o que deixa o rosto mais proporcional e harmônico.

Em casos em que a orelha é de tamanho desproporcional, o cirurgião pode optar por retirar um pedaço da cartilagem, diminuindo as dimensões.

Bichectomia

A bola de bichat é um acúmulo de gordura no rosto, mais precisamente na região das bochechas. Nas crianças essas estruturas são grandes, mas ao longo dos anos há uma diminuição em seu tamanho. No entanto, é possível que essa gordura continue volumosa na vida adulta, o que dá ao rosto uma aparência redonda e um pouco infantil.

Para diminuir o tamanho das bochechas pode-se retirar a bola de bichat. Para tanto, as incisões são feitas na parte interna das bochechas. Logo após o procedimento é possível notar um rosto mais fino e harmônico.

É importante salientar que essa cirurgia não é indicada para todas as pessoas. Consulte um cirurgião plástico de confiança e veja a sua avaliação.

Lifting facial(Ritidoplastia)

A ritidoplastia, mais conhecida como lifting facial, é uma cirurgia para rejuvenescer o rosto. Dessa forma ela é indicada para atenuar os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas de expressão e flacidez. Nesse contexto, é importante informar que a ritidoplastia não tem como objetivo promover uma imagem juvenil, mas sim aperfeiçoar os traços do paciente e diminuir os sinais de envelhecimento.

Essa cirurgia pode ser feita de formas diferentes, o que depende da região do rosto a ser tratada. Normalmente são realizadas incisões na região do couro cabeludo, atrás das orelhas e abaixo do queixo, para que o cirurgião plástico consiga retirar o excesso de pele e reposicionar os músculos faciais.

O objetivo é realçar os traços da jovialidade, como os contornos bem demarcados, sobrancelhas arqueadas e maçãs da face proeminentes. No entanto, é fundamental que o resultado não seja uma pele “esticada”, o que dá ao rosto uma aparência artificial e deixa claro que uma cirurgia foi realizada.

Mentoplastia

Mentoplastia é a cirurgia realizada no mento, popularmente conhecido como queixo. O procedimento pode ser usado tanto para aumentá-lo quanto para reduzi-lo, com o objetivo de tornar o rosto mais proporcional.

No entanto, as cirurgias para aumentar o queixo são muito mais comuns. Nesse caso, as pessoas que possuem o queixo pequeno (microgenia) ou queixo desproporcional são candidatas. Para criar o volume pode-se usar um implante feito de silicone ou gordura do próprio paciente.

Em outros casos o cirurgião opta por deslocar os ossos da mandíbula para frente, o que depende de cada quadro. Nesse procedimento é necessário serrar o osso e fixá-lo com placas e parafusos. A mesma técnica também é empregada para a mentoplastia de redução.

As cirurgias plásticas no rosto são procedimentos que aumentam a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. São procedimentos que oferecem benefícios estéticos e de saúde, propiciando bem-estar e confiança aos que se submetem a elas.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que outras pessoas se informem a respeito deste tema.

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.Powered by Rock Convert
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação