Entre tantos rostos que consideramos bonitos, você já parou para pensar por que achamos uns mais agradáveis que outros? O gosto é, sem dúvidas, uma questão pessoal e bastante subjetiva, mas há uma resposta para essa pergunta.
Na realidade, não existe um conceito unânime de rosto bonito, mas sim para um rosto harmônico. Isso acontece porque a face pode ser dividida em três zonas: o primeiro terço começa na raiz no cabelo e vai até as sobrancelhas, o segundo das sobrancelhas até a base do nariz e o terceiro da base do nariz até o queixo. Mas afinal, qual é a importância dessa divisão?
Em tese, pessoas consideradas bonitas têm as três zonas muito semelhantes, quando se compara um lado da face ao outro. A harmonização facial baseia-se nessa informação, e é por isso que o resultado de suas intervenções deixa o rosto mais belo.
Quer saber mais sobre o que é essa técnica, quais procedimentos são usados e quais são as indicações? Confira agora mesmo lendo este artigo!
O que é a harmonização facial?
O ano de 2019 foi, sem dúvida alguma, o ano em que as pessoas deixaram as cirurgias plásticas de lado para apostar em intervenções estéticas menos agressivas, como a harmonização facial. Isso porque essa técnica é capaz de resolver assimetrias, rejuvenescer o aspecto da pele do rosto e ainda corrigir pontos específicos, como o formato do nariz.
A harmonização da face nada mais é do que um conjunto de procedimentos que, quando combinados, são capazes de oferecer equilíbrio estético e funcional. Um rosto belo nem sempre é simétrico, mas é importante que seja harmônico, ou seja, proporcional.
Quais procedimentos fazem parte dessa técnica?
Seguindo a estética da harmonização facial, existem diversos procedimentos, não muito invasivos, que são utilizados para este fim. Aqui separamos alguns dos mais relevantes. Acompanhe!
Botox
A toxina botulínica é produzida por uma bactéria, chamada Clostridium botulinum, que tem ação neurotóxica. No mundo estético essa toxina é empregada em pequenas doses para bloquear a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que tem a função de levar as mensagens elétricas do cérebro para os músculos. Como a mensagem não chega, o músculo não recebe o estímulo para se contrair.
Dessa forma, essa técnica é muito interessante para a correção estética da face, visto que proporciona uma melhora da aparência das rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que se formam quando a pessoa usa a mímica facial. Com a aplicação do Botox, o músculo ficará sempre relaxado e não formará as rugas e linhas de expressão.
A aplicação é feita com uma agulha muito fina e a toxina pode ser empregada em diversas áreas, tanto para correção estética quanto funcional. Na parte estética, destaca-se a aplicação para arqueamento das sobrancelhas, o que diminui o aspecto de cansaço. O sorriso gengival, que é uma causa de incomodo para diversas pessoas, também pode ser corrigido com a aplicação de Botox.
Os famosos pés de galinha que aparecem com a idade, assim como as rugas ao redor da boca, na região do queixo e na testa, também podem ser suavizadas com o uso dessa toxina. Já na parte funcional, o interessante é que o Botox pode ser aplicado para tratar a hiperidrose, ou seja, diminui a produção de suor nas mãos, axilas, pés e em outras regiões.
Não há idade certa para começar a aplicar o Botox. Isso porque a toxina botulínica é empregada para tratar rugas já existentes, assim como para prevenir que elas apareçam. No último caso, a toxina atua retirando a tensão do músculo da região, evitando que as expressões faciais marquem o rosto. Em geral, o Botox dura de 6 meses 1 ano e deve ser reaplicado nesse intervalo.
Ácido hialurônico
O popular preenchimento facial normalmente é feito com ácido hialurônico. Essa substância é produzida naturalmente no organismo em alguns locais, como o tecido conjuntivo, no humor vítreo dos olhos e no líquido sinovial localizado entre as articulações. Sua principal função é substituir o espaço entre as células, o que dá volume a pele. Além disso, o ácido hialurônico também tem a função de hidratar e dar viço a pele, uma vez que retém água ao seu redor.
Com o passar dos anos é natural que a concentração dessa substância diminua no organismo. Dessa forma, a pele se torna menos viçosa e mais flácida, com menos volume e formam-se rugas estáticas, aquelas que aparecem mesmo quando a pessoa está com o rosto relaxado. Para esse tipo de ruga o ácido hialurônico pode ser uma ótima forma de tratamento.
Existem diversos locais em que pode-se fazer a aplicação de ácido hialurônico para promover a harmonização facial. Para tanto, também utiliza-se uma agulha bem fina. A volumização dos lábios é uma das técnicas amplamente usadas, tanto para pessoas que perderam volume com o envelhecimento, quanto para aquelas que desejam aumentar ou ter um melhor contorno dos lábios.
No nariz, a aplicação dessa técnica pode corrigir ossos proeminentes, empinar o nariz e até diminuir a sua base. O resultado final é impressionante e, em alguns casos, o paciente parece ter se submetido a uma cirurgia plástica. A biomodelação malar também é amplamente utilizada, visto que é natural que nessa região haja perda de volume com o passar dos anos.
Outras áreas de atuação compreendem o bigode chinês (linhas que ligam a base do nariz aos cantos da boca), o entorno e cantos dos lábios, queixo, têmpora, ângulo da mandíbula, orelhas e dorso das mãos.
O efeito do preenchimento com ácido hialurônico tem duração média de 12 a 18 meses. No entanto, é preciso ter em mente que o tempo depende do organismo e também da qualidade da substância utilizada.
Skinbooster
O Skinbooster é um procedimento injetável que contém ácido hialurônico. O objetivo da sua aplicação é promover uma intensa hidratação na pele, atuando nas camadas mais profundas.
A técnica é usada para diminuir as linhas de expressão, melhorar a qualidade da pele, diminuir a aparência das olheiras e melhorar a elasticidade do tecido. O resultado é uma aparência mais jovial e saudável. Sendo assim, o Skinbooster pode ser aplicado em toda a face, pescoço, colo e mãos, por exemplo, ou na região que o profissional julgar necessário.
E então, entendeu como a harmonização facial atua para deixar o rosto mais harmônico e, consequentemente, mais bonito e jovial? Existem diversas outras técnicas que podem ser usadas, como o Ellansé, os fios para sustentação e o tratamento a laser.
Inclusive, temos um post especial sobre este último. Acesse este artigo e confira as informações que separamos sobre ele!