Harmonização facial: conheça essa técnica que veio para ficar!

Entre tantos rostos que consideramos bonitos, você já parou para pensar por que achamos uns mais agradáveis que outros? O gosto é, sem dúvidas, uma questão pessoal e bastante subjetiva, mas há uma resposta para essa pergunta.

Na realidade, não existe um conceito unânime de rosto bonito, mas sim para um rosto harmônico. Isso acontece porque a face pode ser dividida em três zonas: o primeiro terço começa na raiz no cabelo e vai até as sobrancelhas, o segundo das sobrancelhas até a base do nariz e o terceiro da base do nariz até o queixo. Mas afinal, qual é a importância dessa divisão?

Em tese, pessoas consideradas bonitas têm as três zonas muito semelhantes, quando se compara um lado da face ao outro. A harmonização facial baseia-se nessa informação, e é por isso que o resultado de suas intervenções deixa o rosto mais belo.

Quer saber mais sobre o que é essa técnica, quais procedimentos são usados e quais são as indicações? Confira agora mesmo lendo este artigo!

O que é a harmonização facial?

O ano de 2019 foi, sem dúvida alguma, o ano em que as pessoas deixaram as cirurgias plásticas de lado para apostar em intervenções estéticas menos agressivas, como a harmonização facial. Isso porque essa técnica é capaz de resolver assimetrias, rejuvenescer o aspecto da pele do rosto e ainda corrigir pontos específicos, como o formato do nariz.

A harmonização da face nada mais é do que um conjunto de procedimentos que, quando combinados, são capazes de oferecer equilíbrio estético e funcional. Um rosto belo nem sempre é simétrico, mas é importante que seja harmônico, ou seja, proporcional.

Quais procedimentos fazem parte dessa técnica?

Seguindo a estética da harmonização facial, existem diversos procedimentos, não muito invasivos, que são utilizados para este fim. Aqui separamos alguns dos mais relevantes. Acompanhe!

Botox

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria, chamada Clostridium botulinum, que tem ação neurotóxica. No mundo estético essa toxina é empregada em pequenas doses para bloquear a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que tem a função de levar as mensagens elétricas do cérebro para os músculos. Como a mensagem não chega, o músculo não recebe o estímulo para se contrair.

Dessa forma, essa técnica é muito interessante para a correção estética da face, visto que proporciona uma melhora da aparência das rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que se formam quando a pessoa usa a mímica facial. Com a aplicação do Botox, o músculo ficará sempre relaxado e não formará as rugas e linhas de expressão.

A aplicação é feita com uma agulha muito fina e a toxina pode ser empregada em diversas áreas, tanto para correção estética quanto funcional. Na parte estética, destaca-se a aplicação para arqueamento das sobrancelhas, o que diminui o aspecto de cansaço. O sorriso gengival, que é uma causa de incomodo para diversas pessoas, também pode ser corrigido com a aplicação de Botox.

Os famosos pés de galinha que aparecem com a idade, assim como as rugas ao redor da boca, na região do queixo e na testa, também podem ser suavizadas com o uso dessa toxina. Já na parte funcional, o interessante é que o Botox pode ser aplicado para tratar a hiperidrose, ou seja, diminui a produção de suor nas mãos, axilas, pés e em outras regiões.

banner clínica integrada de cirurgia plásticaPowered by Rock Convert

Não há idade certa para começar a aplicar o Botox. Isso porque a toxina botulínica é empregada para tratar rugas já existentes, assim como para prevenir que elas apareçam. No último caso, a toxina atua retirando a tensão do músculo da região, evitando que as expressões faciais marquem o rosto. Em geral, o Botox dura de 6 meses 1 ano e deve ser reaplicado nesse intervalo.

Ácido hialurônico

O popular preenchimento facial normalmente é feito com ácido hialurônico. Essa substância é produzida naturalmente no organismo em alguns locais, como o tecido conjuntivo, no humor vítreo dos olhos e no líquido sinovial localizado entre as articulações. Sua principal função é substituir o espaço entre as células, o que dá volume a pele. Além disso, o ácido hialurônico também tem a função de hidratar e dar viço a pele, uma vez que retém água ao seu redor.

Com o passar dos anos é natural que a concentração dessa substância diminua no organismo. Dessa forma, a pele se torna menos viçosa e mais flácida, com menos volume e formam-se rugas estáticas, aquelas que aparecem mesmo quando a pessoa está com o rosto relaxado. Para esse tipo de ruga o ácido hialurônico pode ser uma ótima forma de tratamento.

Existem diversos locais em que pode-se fazer a aplicação de ácido hialurônico para promover a harmonização facial. Para tanto, também utiliza-se uma agulha bem fina. A volumização dos lábios é uma das técnicas amplamente usadas, tanto para pessoas que perderam volume com o envelhecimento, quanto para aquelas que desejam aumentar ou ter um melhor contorno dos lábios.

No nariz, a aplicação dessa técnica pode corrigir ossos proeminentes, empinar o nariz e até diminuir a sua base. O resultado final é impressionante e, em alguns casos, o paciente parece ter se submetido a uma cirurgia plástica. A biomodelação malar também é amplamente utilizada, visto que é natural que nessa região haja perda de volume com o passar dos anos.

Outras áreas de atuação compreendem o bigode chinês (linhas que ligam a base do nariz aos cantos da boca), o entorno e cantos dos lábios, queixo, têmpora, ângulo da mandíbula, orelhas e dorso das mãos.

O efeito do preenchimento com ácido hialurônico tem duração média de 12 a 18 meses. No entanto, é preciso ter em mente que o tempo depende do organismo e também da qualidade da substância utilizada.

Skinbooster

O Skinbooster é um procedimento injetável que contém ácido hialurônico. O objetivo da sua aplicação é promover uma intensa hidratação na pele, atuando nas camadas mais profundas.

A técnica é usada para diminuir as linhas de expressão, melhorar a qualidade da pele, diminuir a aparência das olheiras e melhorar a elasticidade do tecido. O resultado é uma aparência mais jovial e saudável. Sendo assim, o Skinbooster pode ser aplicado em toda a face, pescoço, colo e mãos, por exemplo, ou na região que o profissional julgar necessário.

E então, entendeu como a harmonização facial atua para deixar o rosto mais harmônico e, consequentemente, mais bonito e jovial? Existem diversas outras técnicas que podem ser usadas, como o Ellansé, os fios para sustentação e o tratamento a laser.

Inclusive, temos um post especial sobre este último. Acesse este artigo e confira as informações que separamos sobre ele!

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.Powered by Rock Convert
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação