Lipoabdominoplastia: fique por dentro dos seus maiores benefícios

A cirurgia plástica é um dos recursos mais procurados por pessoas que sonham em ter o abdome liso e livre das gordurinhas. Nesse sentido, a lipoabdominoplastia é umas das principais técnicas para conseguir um corpo mais harmonioso, além de recuperar a autoestima e o bem-estar emocional.

Esse procedimento é a associação de duas cirurgias estéticas: a lipoaspiração com a abdominoplastia. Essas duas técnicas se complementam, visto que a lipoaspiração remove a gordura em locais específicos, melhorando o contorno do corpo, e a abdominoplastia, além da gordura, também reduz o excesso de pele e a flacidez.

Assim, seu grande diferencial, além de ser uma cirurgia completa, é a técnica utilizada, pois, em vez do descolamento total da pele do abdome, faz-se um descolamento seletivo, que preserva os vasos linfáticos e sanguíneos, tornando a recuperação mais rápida e menos dolorida que uma abdominoplastia tradicional.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a lipoabdominoplastia, não deixe de ler até o final. Neste texto mostraremos os principais benefícios proporcionados por essa harmonização. Acompanhe!

Como é feita a lipoabdominoplastia?

Esse procedimento é feito em um centro cirúrgico, com anestesia peridural ou geral, e pode durar de 3 a 5 horas. Primeiramente, o cirurgião plástico utiliza uma cânula para aspirar a gordura da região do abdome, flanco e costas — esse processo proporciona mais contorno para a barriga e cintura.

Após isso, é feito uma incisão logo acima dos pelos pubianos até a linha do umbigo, de onde se descola um pedaço da pele próxima ao músculo. Em seguida, o médico reposiciona e estica a pele do abdome, eliminando sobras e definindo o umbigo.

Na primeira semana após a lipoabdominoplastia, a região fica dolorida e com hematomas. Lembrando que nos primeiros meses o paciente deve ter cautela e seguir as recomendações médicas para não comprometer a cicatrização. Alguns cuidados são fundamentais no período pós-operatório, como:

  • fazer drenagem linfática para reduzir o edema e melhorar a circulação sanguínea na região;

  • ingerir bastante água;

  • usar cinta abdominal por, pelo menos, 30 dias para diminuir o inchaço e dores na região;

  • nas primeiras duas semanas após a cirurgia é recomendado não esticar o tronco — isso dificulta a abertura dos pontos;

  • deve-se evitar exercícios físicos nos primeiros meses.

Quais os principais benefícios da lipoabdominoplastia?

A cirurgia de lipoabdominoplastia é uma tendência para quem deseja se livrar do excesso de gordura e flacidez abdominal. No entanto, além de melhorar o contorno corporal, esse procedimento também traz diversos benefícios. Confira!

Melhora da postura corporal

Após certas situações, como uma grande perda de peso ou após uma gravidez, os músculos abdominais podem ficar distendidos. A lipoabdominoplastia estica esses músculos mais fracos e remove o excesso de pele e gordura, apertando e achatando o abdome.

Quando os músculos abdominais estão fracos podem ocasionar dores lombares e problemas na postura. Após a intervenção cirúrgica, é notória a melhora postural devido à correção e apertamento dos músculos que apoiam a coluna vertebral.

Rapidez na remoção de gorduras

Nem sempre uma dieta regrada e os exercícios físicos são suficientes para eliminar certas gorduras localizadas, especialmente os famosos “pneuzinhos” que se formam na região da cintura. A lipoabdominoplastia é ideal para remover, além da flacidez, o excesso de gordura.

Esse procedimento possibilita uma melhora no contorno corporal, afinando a cintura e proporcionando um resultado mais harmônico.

Melhora da flacidez

A flacidez na região abdominal pode ocorrer por diversos fatores, como gravidez, envelhecimento, genética, grandes perdas de peso ou resultado de cirurgias anteriores, como a bariátrica. Com a lipoabdominoplastia, esse excesso de pele é retirado, dando um aspecto mais liso e bonito para a região.

Definição da silhueta

O processo de abdominoplastia quando feito sozinho, apesar de retirar o excesso de pele e melhorar a flacidez, pode deixar o abdome sem suas curvas naturais. Por isso, a união desse procedimento com a lipoaspiração é ideal, já que a lipo melhora o contorno da barriga, definindo a cintura e a silhueta.

Aumento da autoconfiança

Muitos homens e mulheres têm sua autoestima e autoconfiança abalada por causa da estética corporal. A flacidez abdominal e o excesso de gordura se tornam empecilhos para que eles sejam plenamente felizes e satisfeitos com seus corpos.

Dessa forma, a lipoabdominoplastia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, já que não se trata apenas de um procedimento estético, mas de uma intervenção que trará de volta a confiança e proporcionará mais felicidade para a pessoa.

Fortalecimento do tônus abdominal

Como mencionamos, após uma gravidez ou uma grande perda de peso, o músculo abdominal pode se distender. Nesses casos, dietas e exercícios físicos não são suficientes para corrigir o problema. Na cirurgia de lipoabdominoplastia esses músculos enfraquecidos são apertados e o excesso de pele é removido, proporcionando ao abdome um tônus mais definido e fortalecido.

Qual a durabilidade da lipoabdominoplastia?

O resultado definitivo da cirurgia é visto após um período de seis meses, tempo necessário para a cicatrização total e acomodação dos tecidos. Contudo antes desse tempo já é possível notar a diminuição da gordura e flacidez na região abdominal.

banner clínica integrada de cirurgia plásticaPowered by Rock Convert

Quanto à durabilidade do procedimento, não existe um tempo específico. O que precisa ficar claro é que, com a lipoaspiração, as células adiposas (gordura) da região são retiradas — o resultado adquirido é como se o paciente nunca tivesse tido aquelas células.

Assim, se após o procedimento de lipoabdominoplastia o paciente mantiver uma dieta equilibrada e fizer atividades físicas regulares, facilmente manterá a cirurgia e até melhorará o resultado obtido.

Qual a importância de realizar o procedimento em uma clínica especializada?

Como vimos, a lipoabdominoplastia proporciona diversos benefícios, porém ainda é um procedimento cirúrgico e precisa ser feito por um cirurgião plástico habilitado e em uma clínica especializada.

Cada paciente é diferente um do outro e, por isso, é primordial que um especialista avalie cada caso, verificando se a pessoa tem condições de passar pelo procedimento. Além disso, é fundamental escolher uma clínica que ofereça as condições necessárias para um atendimento de qualidade.

Isso inclui um atendimento profissional e empático, além de uma equipe qualificada, desde a recepção até o momento dos procedimentos e no pós-operatório. Todos esses detalhes contribuem para que a intervenção cirúrgica seja feita de maneira segura e a que pessoa sinta mais confiança para ir em frente.

A lipoabdominoplastia é uma técnica que melhora a estética e a harmonização corporal, mas também proporciona muitos outros benefícios, especialmente para a autoestima e qualidade de vida da pessoa. Assim, se você deseja ficar com um abdome liso e mais bonito, não perca mais tempo e realize já o seu sonho.

A Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo, que está a mais de 30 anos no mercado, conta com uma equipe de cirurgiões plásticos altamente qualificados e experientes, além de oferecer uma infraestrutura completa e um atendimento de excelência, garantindo o conforto e respeito à privacidade de cada paciente.

Quer saber mais sobre a lipoabdominoplastia? Então entre em contato com a nossa clínica e agende uma consulta. Será um prazer atendê-lo e responder todas as suas dúvidas!

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.Powered by Rock Convert
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação