Rinoplastia: conheça o procedimento e seus benefícios!

As intervenções estéticas se tornaram uma verdadeira tendência no Brasil, sendo procuradas inclusive por pessoas jovens, sejam do sexo feminino ou masculino. O interessante é que os procedimentos dessa área são pouco invasivos e podem ser usados tanto para correção quanto para prevenção.

Para se ter ideia, 17% dos procedimentos estéticos realizados em 2014 por especialistas eram não cirúrgicos. Em 2016, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, essa porcentagem cresceu, alcançando 47,5%. Em 2019, sem dúvida, essa porcentagem subiu.

Dentre os mais procurados estão o preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de botox, diversos laser e peelings e a suspensão com fios. Neste artigo, explicaremos em detalhes como é feita a rinomodelação, procedimento em que é feito a harmonização do nariz por meio da aplicação de ácido hialurônico. Confira e tire suas dúvidas!

O que é o preenchimento com ácido hialurônico?

Antes de explicar como funciona a rinomodelação, é interessante que você entenda o que é o ácido hialurônico usado nesse procedimento, não é mesmo? Essa substância é produzida fisiologicamente, ou seja, naturalmente, pela camada cutânea da pele.

Caracterizada como uma molécula de açúcar orgânica, o ácido hialurônico pode ser encontrado entre as células do organismo humano. Uma de suas funções é fazer com que as fibras de colágeno permaneçam saudáveis, o que oferece sustentação e firmeza para a camada de pele.

No entanto, com o avanço dos anos, o corpo diminui a produção de ácido hialurônico, o que torna a pele menos viçosa e flácida. Além disso, é natural que surjam rugas, linhas de expressão e que algumas regiões da pele fiquem com aspecto caído. Nesses casos, essa substância é bastante útil para repor o volume perdido, o que tornará a pele esticada novamente, assim como hidratada.

Para alcançar um resultado bastante natural, os especialistas mais conceituados da área estética estão investindo no MD Codes, um código médico que tem como objetivo mapear a face do paciente para encontrar os melhores locais para aplicar o ácido. Esse procedimento também é conhecido como harmonização facial.

O resultado do preenchimento desses pontos é uma face mais harmônica, jovem e com os ângulos bem definidos, o que tende a proporcionar uma grande melhora na autoestima.

Como é feita a rinomodelação?

O nariz é a característica mais marcante do rosto para algumas pessoas, não é mesmo? É por esse motivo que a rinoplastia, cirurgia plástica que tem como objetivo alterar os seus contornos e tamanho é tão procurada. Por fim, espera-se que o nariz criado fique harmonioso com a face, os olhos, a boca e a testa.

No entanto, nem sempre se submeter a uma cirurgia plástica é o desejo das pessoas. Afinal, esse é um procedimento bastante invasivo, que demanda anestesia geral e tem cicatrizes ao final do processo. Sendo assim, muitas pessoas têm trocado a cirurgia no nariz, chamada de rinoplastia, pela rinomodelação.

Isso porque o preenchimento com ácido hialurônico é capaz de criar efeitos bastante semelhantes ao da cirurgia plástica, principalmente quando o nariz precisa apenas de correção de alguns detalhes. Como essa substância é capaz de preencher o volume, com a sua aplicação no nariz é possível, por exemplo, corrigir assimetrias formadas pelos ossos do nariz. Afinal, a popular giba óssea é o incômodo de muitas pessoas.

banner clínica integrada de cirurgia plásticaPowered by Rock Convert

Outras características como protuberância da cartilagem, depressão da ponta do nariz ao sorrir e ossos tortuosos podem ser corrigidas com esse procedimento.

Além disso, a reposição de volume é capaz de esticar a pele, o que deixa o nariz mais arrebitado, além de ser possível definir a ponta, deixando-a mais arredondada e simétrica. O interessante é que além de todas essas modificações, alguns profissionais conseguem diminuir a base do nariz, deixando-o mais afinado.

Tudo isso sem cortes e cicatrizes, assim como sem anestesia geral. Para tanto, o profissional aplica uma anestesia local com agulha fina, apenas para que o paciente não consiga sentir as picadas em seu nariz para injetar o ácido hialurônico. Antes será feito um estudo das características do nariz, assim como das preferências e desejos do paciente em relação a modificação.

Após essa etapa, o especialista aplica o ácido hialurônico nas áreas demarcadas para alcançar o efeito desejado. Assim, é possível promover beleza e harmonização do nariz em relação a face, o que melhora a autoestima e também a confiança dos pacientes nas relações interpessoais.

Qual é a durabilidade da rinomodelação?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o efeito da aplicação de ácido hialurônico não dura para sempre. Os resultados são notados quase que imediatamente, no entanto, a durabilidade da substância varia de acordo com alguns fatores. Com o tempo, a água se torna mais abundante na região, visto que o ácido tem a capacidade de reter moléculas de água. Assim, a região se torna mais hidratada.

Normalmente, uma sessão de preenchimento com a quantidade de substância indicada pelo profissional já suficiente para alcançar bons resultados. Porém há casos em que o paciente não fica completamente satisfeito e, dessa forma, um complemento pode ser feito.

A durabilidade do preenchimento com ácido hialurônico varia de acordo com a área a ser preenchida, da qualidade do produto que foi utilizado e também das características individuais do paciente. Isso porque cada organismo se comporta de uma forma, sendo que alguns metabolizam a substância mais rápido do que outros.

Preenchimentos superficiais, como de olheiras e cicatrizes de acne, por exemplo, duram cerca de 9 a 15 meses. Já os procedimentos de sustentação, como a rinomodelação, que são mais profundos, podem durar de 12 a 24 meses.

Por fim, o procedimento também pode ser feito em algumas etapas. Esse método é utilizado principalmente para aquelas pessoas que ainda estão com dúvida sobre o formato do nariz. Nesses casos, o especialista preenche a região com pouca quantidade, promovendo um tratamento progressivo e gradual.

É importante ter em mente que os profissionais adequados para fazer o procedimento são os médicos dermatologistas e os cirurgiões plásticos. Sendo assim, procure sempre um especialista, a fim de cuidar da saúde e ter sucesso nos procedimentos.

Quer saber como funciona a rinoplastia, outro método para corrigir as formas e assimetrias do nariz? Então não deixe de ler este post!

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.Powered by Rock Convert
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação