Saiba como escolher um cirurgião plástico usando a internet como aliada

Como tudo na vida que fazemos pela primeira, definir qual será o profissional para auxiliar na realização do sonho de fazer uma cirurgia plástica é uma tarefa que exige cuidado e atenção. Afinal, entender como escolher cirurgião plástico é fundamental para que o resultado atenda às suas expectativas. 

Uma das grandes questões é que a cirurgia plástica é uma especialidade delicada que, mais do que técnica apurada, lida diretamente com sonhos e autoestima dos pacientes. Por isso, a escolha inadequada do cirurgião pode ser fatal. 

Pensando nisso, neste conteúdo vamos ajudar você a aprender como escolher o cirurgião plástico mais adequado para o seu caso. Para tanto, vamos mostrar como a internet, quando usada de maneira sábia, é uma grande aliada na hora dessa busca. Ficou curioso? Confira! 

Cheque a lista da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas

O Brasil é um dos países que mais faz cirurgias plásticas. Por isso, é uma área que chama atenção dos profissionais de medicina, que ingressam na carreira em busca de reconhecimento e destaque profissional. No entanto, nem todos esses profissionais têm a capacitação e o cuidado necessário para atuar nessa área com responsabilidade. 

O órgão responsável pela fiscalização médica, de modo geral, é o Conselho Federal de Medicina e suas unidades regionais, os CRMs. Eles atuam garantindo que o profissional esteja habilitado para atuar na especialidade escolhida bem como garantem que cumpram com o código de ética médica. 

Normalmente, um médico que deseja atuar na área de cirurgia plástica estuda, em média, 11 anos. São seis anos de curso de medicina básica, somados ao tempo dedicado à especialização e residência na área, sem contar o tempo que dedica a uma pós-graduação, caso deseje se capacitar ainda mais. Em seguida, deve se filiar ao órgão responsável pela regulamentação da atividade. 

No caso de médicos especializados em cirurgia plástica, é preciso consultar ainda outro órgão, a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, SBCP. Esse órgão é responsável por fiscalizar que todos os profissionais que atuam na especialidade de cirurgia plástica estejam aptos para tanto, assim como zelar para que também sigam os preceitos éticos da área. 

As informações sobre os profissionais aptos para atuar na área de cirurgia plástica estão disponíveis no site da SBCP. Na plataforma online, você encontra dados como o CRM, informações de contato e especialidades. 

Busque referências

Um das maneiras mais comuns de optar por um produto ou serviço é pedir referências. Do mesmo modo, para saber como escolher um cirurgião plástico, essa pode ser uma excelente alternativa. 

A maneira mais tradicional de buscar referências é contatar amigos e conhecidos que já passaram por uma cirurgia plástica e que podem contar como foi a experiência. 

Mas, se você não conhece ninguém que tenha se submetido a uma intervenção cirúrgica ou ainda quer opiniões variadas sobre o assunto, também pode contar com o potencial da internet para buscar as informações. Existem fóruns e grupos de redes sociais dedicados ao assunto que são bastante úteis para conhecer diversas experiências com cirurgiões. 

banner clínica integrada de cirurgia plásticaPowered by Rock Convert

Confira as suas redes sociais

Depois de fazer uma pesquisa e levar alguns nomes de cirurgiões plásticos, é hora de verificar as suas redes sociais. O Conselho Federal de Medicina não permite a exposição de pacientes para fins de comparação entre antes e depois da realização de procedimentos. Por isso, ao se deparar com um perfil com essas características, fique atento. 

No perfil das redes sociais, observe o tipo de conteúdo que o profissional posta, como ele se relaciona com os pacientes e se transmite a confiança da qual você precisa. Vale a pena conferir também se ele disponibiliza seu registro no CRM, assim como os dados de contato.

Entre em contato com mais de um cirurgião

O próximo passo da nossa lista de como escolher cirurgião plástico é entrar em contato com os profissionais. A internet possibilita que você possa conversar com profissionais de qualquer lugar do Brasil, aumentando o seu leque de possibilidades. 

Aproveite isso para sentir se o profissional é receptivo e se está aberto para tirar dúvidas eventuais, desde que não se configure como uma consulta online. Depois desse primeiro contato, veja se tem oportunidade de realizar uma primeira consulta com o profissional com o qual mais se identificou até o momento para saber como é o trabalho e se ele transmite segurança. 

Isso é importante, pois o médico especialista pode ter uma ampla qualificação, mas o seu perfil pode não ser o que um determinado paciente procura, gerando incompatibilidade e insegurança. Nesse caso, o fator humano também é relevante.

Veja se tem clínica e a sua reputação

Todas as intervenções de cirurgias plásticas devem acontecer em uma clínica que tenha a infraestrutura necessária para lidar com possíveis situações de emergência. Por isso, se o profissional se oferecer para fazer algum procedimento em seu consultório para reduzir o valor, fuja. 

Você pode evitar que essa situação aconteça antes mesmo de ter que visitar o consultório. Basta pesquisar o nome do profissional pretendido e verificar se está relacionado a uma clínica de cirurgia plástica. 

Em seguida, verifique se a clínica tem boa reputação e está pronta para atender com qualidade e segurança as demandas para as quais se propõe. 

Veja se o estabelecimento tem site

Depois de verificar se o cirurgião plástico tem uma clínica, veja se ela tem um site que explique melhor a sua dinâmica de funcionamento, sua estrutura, outros profissionais credenciados e se atende aos seus requisitos. Com isso, você terá todas as informações sobre o estabelecimento e se vale a pena fazer uma visita presencial. 

A Clínica Integrada de Cirurgia Plástica conta com uma equipe de profissionais diversos, todos devidamente credenciados à SBCP e demais instituições responsáveis. Com 30 anos de mercado, preza pela atualização, desenvolvimento tecnológico e atendimento que prioriza qualidade e conforto aos pacientes. 

Com todas essas dicas de como escolher cirurgião plástico, certamente será mais fácil definir qual é o profissional mais adequado para realizar o seu procedimento dos sonhos, não é mesmo?

Em caso de dúvidas, visite o site da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica e confira todas as informações sobre nossos profissionais, procedimentos, equipamentos e infraestrutura! 

A realização de cirurgias plásticas está cada vez mais comum, segura e acessível. Por essa razão, cada vez mais pessoas recorrem a um cirurgião plástico para melhorar aspectos que não estão agradando em seus corpos.Powered by Rock Convert
Dr. Lecy Marcondes

DR. Lecy Marcondes

Dr Lecy Marcondes Cabral, Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, 35 anos de profissão, graduou-se, em 1982, em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em Minas Gerais:

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz e do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Pesquisador na área de Cirurgia Plástica
  • Premiado nos Fóruns de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Autor de capítulos de livros publicados nas áreas de cirurgia e cirurgia plástica.
  • Diretor e Responsável da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação